sexta-feira, 31 de outubro de 2008

orquestra de flautas do Villa Lobos....

A Orquestra de Flautas é o resultado do trabalho de Educação Musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos da Rede de Ensino do Município de Porto Alegre, RS, Brasil.
A iniciativa tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Vila Mapa, periferia da cidade, a inclusão social através do acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas. Pretende desenvolver atitudes e habilidades por meio da prática musical em grupo, promovendo a auto-estima e a coletividade, estimulando a sensibilidade e a percepção, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando suas possibilidades de participação na sociedade.

Em dezembro de 2002, com o patrocínio do Santander Cultural, a Orquestra de Flautas lançou o seu primeiro CD, O Trenzinho do Caipira, reeditado em 2006 pelo SEBRAE.

Desde 2003 o programa ampliou-se com a implantação das Oficinas de Música a passou a atender mais de 200 alunos/ano com aulas de musicalização, flauta doce, teclado, violoncelo, violino, violão, percussão, cavaquinho, canto-coral e teoria e percepção musical.

A iniciativa é mantida pela Secretaria de Educação de Porto Alegre e vem firmando, também, parcerias com o setor privado, como Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Instituto Junia Rabello de Belo Horizonte. Atualmente conta com o apoio da Empresa Carris, do Instituto Cultural São Francisco de Assis e com o patrocínio do Criança Esperança da UNESCO/Rede Globo que garante o funcionamento das Oficinas de Música.
Em sua trajetória, a Orquestra recebeu prêmios importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembléia Legislativa/Fundação Maurício Sobrinho.
Em seu 15º ano de formação, a Orquestra de Flautas já realizou 595 concertos, para público superior a 120 mil pessoas. Entre eles destaca-se a turnê na cidade de Córdoba/Argentina, em 2004.
A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto.
Stephanie da Costa. Aline dos santos

4 comentários:

  1. nós achamos que esse projeto deles é muito bom e dá orgulho a nossa escola e futuro pára alguns integrantes do projeto e abrindo portas para novas profissões voltada à música.

    ResponderExcluir
  2. A orquestra de flastas do villa lobos È muito interesante pois
    eles saem para se apresentar em outras cidades.

    ResponderExcluir
  3. ser vileiro e: vir de uma vil
    a ou ser criado numa vila

    ResponderExcluir
  4. ser vileiro é: vir duma vila ser criado na vila

    ResponderExcluir

Não esqueça de sempre colocar seu nome e turma ao final do texto de comentário.