quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Grafite é arte?



Existe uma discussão sobre o que é grafite e o que é pichação. Muitos defendem que grafite é uma forma de arte das ruas e pichação é vandalismo. Que quem faz o grafite são artistas e quem picha são vândalos, geralmente pertencentes a gangues e picham seus nomes ou nome de suas gangues para demarcar seu território. Grafiteiros respeitam a propriedade privada e não fazem grafite onde não é permitido, pichadores saem à noite e seu objetivo é pichar seu nome no lugar mais inacessível, assim ganham respeito de seus companheiros de gangue.
Há casos de pessoas que escrevem frases de protesto ou declarações de amor nos muros, muitas vezes sem permissão dos moradores.
A maioria dos pichadores são jovens, pois adolescentes tem necessidade de se auto-afirmar na sociedade, por isso é comum escreverem seu nome por tudo (cadernos, classes, paredes, etc), essa necessidade é psicologicamente explicada: jovens precisam buscar sua identidade na sociedade, por isso buscam grupos em que sejam aceitos e formas de expressar-se. Muitas vezes os jovens de periferia não tem outra forma de expressar-se além da pichação.

Dê uma olhada nos sites abaixo:
10 exemplos de como o grafitti pode tornar-se arte
Bransky
A arte com graffiti
Pichação
Os Gêmeos
Graffiti no Brasil

Leia um pouco sobre a história da Pichação:
História da Pichação

Agora, responda ao fórum sobre o tema:
Fórum sobre Pichação e Grafite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de sempre colocar seu nome e turma ao final do texto de comentário.