sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PODER E VIOLÊNCIA(aline ಎ stephanie c31)

Poder e violência são duas palavras que muitas pessoas pensam que são a mesma coisa mas só estão igualadas à dominação e submissão,que possibilitou que a violência passasse a ser admitida como forma de selecionar problemas de de convivência. Mas por trás da confusão entre poder e violência está o tema crucial de quem manda e quem obedece.
A diferença de violência para o poder e pelo seu caráter instrumental, violência é o oposto de poder porque "onde um domína absolutamente o outro está ausente" , a violência gera forma extrema de um contra todos . Violência não gera poder ,e sim destói. O poder implica participação ,capacidade de agir em conjunto "o poder corresponde a atividade humana para agir em concerto.
Quando dizemos que alguém tá no poder , na verdade nós nos refirimos ao FATO que ele foi empossado para representar um número de pessoas para agir em seu nome , mas também temos no poder pessoas que dizem ser uma coisa , mas que são outras por isso muitas vezes , tem ações que prejidicam à uns e gera violência a outros .
O poder não é essencialmente à violência , mas o poder pode se ultilizar legítimamente de violência para repor a autoridade convencional . E o poder tem como base um grupo que diáloga , conversa e todos tem decisão voluntária e convencional , na vioência não existe diálogo , há muito medo e submissão compulsória , material e quem prática a violência , prática individualmente .